A Lã

Processo
O processo artesanal de beneficiamento da lã inicia com a separação da lã, onde retiramos o garreio (lã da barriga e das patas) e utilizamos somente o velo (parte nobre da lã).
Tendo em mãos o velo, este é lavado com água quente para retirada das impurezas e da lanolina (gordura natural da lã) e enxaguado com água fria para causar o "encolhimento" da lã. Após ela é colocada para secar em varal.
O próximo passo é abrir as fibras para retirar qualquer impureza que ainda tenha ficado presa à lã após a lavagem. Depois disto a lã é cardada para colocar todas as fibras no mesmo sentido, pronta para a fiação.
A fiação é realizada em roca manual, num processo totalmente artesanal.
As Cores
Trabalhamos com a produção de fios de lã ovina de forma artesanal, utilizando tons naturalmente coloridos.
Naturalmente coloridos são os tons de lã obtidos diretamente da lã do animal, sem qualquer interferência, como a lã crua (branca), a preta (geralmente é marrom) e a moura (cinza), com todas suas nuances.
Sempre atenta as tendências atuais e preocupados com a preservação do meio ambiente, procuramos utilizar de maneira sustentável os recursos da propriedade. Aproveitando assim os tons que a naturezanos oferece, buscamos desenvolver os tingimentos naturais, utilizando folhas, cascas, flores e outros elementos, conseguindo extrair alguns corantes que conferem a lã características e tons únicos.
Atendendo solicitações desenvolvemos o tingimento artificial para tons que não conseguimos extrair da natureza.

As Raças
Diferentes raças de ovinos produzem diferentes texturas de lã, algumas bem finas e macias como Merino e Ideal. A Corriedale, abundante em nosso estado é bastante utilizada em vestuário. Raças produtoras de carne como Ile de France e Texel produzem fibras mais curtas. Border Leicester tem uma fibra longa e cacheada.
Existem também lãs mais rústicas como a Karakul e a Crioula.
Aplicações
As aplicações podem ser as mais variadas, está nas mãos dos artesões a criatividade.
Lã de Merino, por exemplo, é perfeita para vestuário, pois sua delicadeza e suavidade ao toque têm ótimas aplicações. A lã de Corriedale é também usada para vestuário além de produzir ótimo efeito em bonecos Country e bonecos de Papai Noel.
Lãs de raças especializadas para corte, produzem peças mais rústicas: Xergões, Baixeiros e Tapeçarias variadas.