Història


Somos uma família que mora no interior de Taquara – RS, trabalhando na produção artesanal de fios de lã ovina desde 2005.
Devido ao aumento da produção de ovinos e a dificuldade na comercialização da lã "in natura" iniciamos a busca por técnicas que permitissem beneficiar esta rica matéria-prima.
Com o apoio de entidades como EMATER-RS, SENAR, Embrapa CPPSul e SEBRAE, através do programa Juntos para Competir, conseguimos a qualificação de nossa mão-de-obra, gerando nosso próprio produto. 
http://www.fiola.com.br/fotos/fotos%20propriedade/DSC01854%20%28Custom%29.JPGDesta forma criamos “ Fiolã ” de Ellen e Fábio. A necessidade inicial de aproveitamento da lã produzida na propriedade, hoje se tornou uma atividade prazerosa e geradora de renda para a pequena propriedade.
Neste período temos desenvolvido novas técnicas buscando aprimorar cada vez mais a qualidade de nossos fios e criando novos produtos. Com isso começamos a buscar outros tipos de lã além da que produzimos, desta forma beneficiamos outros produtores e proporcionamos aos nossos clientes uma gama maior de opções.
Em 2007, Fiolã e a Rede Tecelãs uniram-se através de um projeto de extensão universitária com o Centro de Desing da Feevale onde foram lançadas duas coleções com lã ovina.
Em constante atualização e sempre buscando parcerias, Fiolã e Güntherland mantêm desde 2008 um espaço de arte em Sapiranga onde você encontra diferentes opções de fios e peças produzidas com lã, além de cursos permanentes de fiação e tecelagem.
Desenvolvemos com a Arttear peças exclusivas que participaram em 2008, 2009 E 2013  do desfile “Ideal Moda Fashion” realizado durante a Expointer.
Em 2009 criamos a linha de lãs para feltragem que são as lãs penteadas. A lã Merino para confecção de peças finas e a Corriedale para acessórios e decoração.
Em 2010, sentimos a necessidade de tornarmos uma empresa. Surgiu assim a Indústria de Fios Artesanais EF Ltda., mantendo a tecnica artesanal e aprimorando sempre a qualidade de nossos produtos.
Estamos desenvolvendo cursos na area do beneficiamento da lã ovina.
Cursos presenciais dentro do Projeto Tecendo Saberes, numa parceria com a ONG Sementes da Vida, Prefeitura Municipal de Sapiranga e Governo do Estado, qualificando mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando à elas uma condição de desenvolvimento pessoal e geração de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário